Índice de ruptura cresce e atinge 9,72%
- Por Redação SM
- 5 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Os dados são referentes a agosto e foram apurados pela NeoGrid.

A ruptura - índice que mostra a porcentagem de falta de produtos nos supermercados - voltou a crescer em agosto e chegou a 9,72%, segundo dados da NeoGrid/Nielsen, que reúne informações de mais de 10 mil lojas em todo o Brasil.
Apesar da grande redução do indicador durante o primeiro semestre deste ano, e da variação do indicador em agosto ser de apenas 2% em relação ao mês anterior, o índice continua alto. É o que sinaliza Robson Munhoz, diretor de relacionamento do varejo da NeoGrid. “Quando comparamos os índices históricos, que marcavam 8%, a ruptura ainda segue elevada”.
Segundo Munhoz, a razão do alto índice é a instabilidade econômica pela qual passamos nos últimos anos. “O cenário foi conturbado e ainda é instável, mas em 2016 já tivemos uma melhora na credibilidade dos empresários na economia, tanto que os varejistas passaram a variar o mix de produtos e abastecer as lojas na expectativa de aumentar as vendas - o que naturalmente reduziu a ruptura. Agora precisamos ver como o mercado reagirá nos próximos meses.”
Campeões de ruptura
Produtos básicos do dia a dia dos brasileiros, leite e feijão estão entre as cinco categorias que mais faltaram nas prateleiras dos supermercados em julho e agosto de 2016. “Os varejistas tiveram dificuldade de encontrar o feijão e renovar os estoques devido ao problema das safras, que foram prejudicadas pelo clima.
Da mesma forma, o leite ficou mais escasso com a queda na produção, ocasionada pela entressafra (período de menos chuvas que afeta os pastos) e o alto preço do milho, que encareceu a ração dos animais”, explica Munhoz.
Nos quadros abaixo, o ranking das categorias de produtos que apresentaram as maiores rupturas em julho e agosto de 2016:
JULHO
Setor Categoria Área Ruptura
Alimentos LEITE ASSÉPTICO LONGA VIDA Total Brasil 16,88%
Alimentos FEIJÃO Total Brasil 16,63%
Alimentos DOCE DE LEITE Total Brasil 13,74%
Alimentos SORVETES Total Brasil 13,74%
Alimentos MARGARINAS Total Brasil 13,50%
AGOSTO
Setor Categoria Área Ruptura
Alimentos FEIJÃO Total Brasil 15,24%
Alimentos DOCE DE LEITE Total Brasil 14,68%
Alimentos PIPOCAS DOCES Total Brasil 14,64%
Alimentos LEITE ASSÉPTICO LONGA VIDA Total Brasil 14,39%
Alimentos SORVETES Total Brasil 14,24%
Commentaires